Como elaborar seu currículo

A tela está em branco e você acha uma bobagem ter de fazer um currículo se está exatamente procurando seu primeiro emprego. Afinal, se ainda não tem experiência profissional, o que mais você poderia escrever além dos dados sobre a sua formação para preencher uma ou duas folhas? Muita coisa, pode apostar. Para começar, pense que este será o primeiro passo para a sua entrada no mercado de trabalho.

E, para demonstrar interesses e habilidades, vale citar desde aquele curso de italiano até a monitoria das crianças no buffet da sua tia que você fazia aos sábados quando ainda estava no Ensino Médio. Está duvidando de que isso possa dar certo? Então confira nossos nove passos para construir o primeiro currículo da sua vida.

 

10 passos para construir seu primeiro currículo:

  1. Formação é o ponto central.
  2. Dados pessoais colocados no início facilitam a identificação do candidato.
  3. Foque no que é importante para os requisitos solicitados.
  4. Formação acadêmica ou que almeja.
  5. Qualificações.
  6. Detalhe os idiomas que você já estudou.
  7. Saliente seus objetivos.
  8. Valorize suas experiências.
  9. Não peça desculpas por não ter experiência.
  10. Antes de fazer todos os itens aqui listados, crie um email profissional. :)

Como se comportar na dinâmica de grupo

Ao contrário do que muita gente pensa, grande parte dos candidatos a uma vaga de emprego não chega à dinâmica de grupo querendo bancar o mandachuva e demonstrar toda a sua capacidade de liderança. Segundo Joana Rudiger, gerente de talentos da Unilever, é muito comum também que os profissionais, querendo evitar parecer agressivos, acabem bancando os “bonzinhos”, que não entram em conflito com ninguém.

Joana alerta, no entanto, que apesar de a intenção ser boa, os efeitos dessa exagerada tranquilidade podem prejudicar a avaliação dos candidatos. Confira algumas dicas.

Saiba como se comportar na dinâmica de grupo:

  1. Não seja passivo. Quando um candidato chega à dinâmica querendo ser “legal”, não importando o que possa acontecer, acaba sendo “legal” além da conta. Ele sabe que não pega bem ser agressivo e acaba exagerando na passividade. Não discorda de ninguém, nem em temas polêmicos, e isso acaba sendo tão ruim quanto atacar a todos o tempo todo.
  2. Aposte no autoconhecimento. Quanto mais a pessoa se conhece, mais domínio ela tem da situação, por isso, antes de uma dinâmica de grupo, o profissional reflita sobre si mesmo. Em relação aos candidatos a estágio ou a trainee, as habilidades comportamentais ficam ainda mais em destaque, para as funções que exigem mais experiência o processo é composto pela junção entre a avaliação das competências pessoais e profissionais.
  3. Não assuma um personagem. Essa é a regra número um de quem quer se destacar entre os concorrentes. Cada dinâmica de grupo tem propósitos bem definidos. Enquanto uma pode estar em busca de candidatos extrovertidos com alto potencial de liderança, outra pode focar profissionais com perfil mais analítico e organizado. “Se você fizer o papel do organizado e proativo e a empresa não estiver buscando isso, vai eliminar suas chances à toa”, explica Fernanda. Ou seja, como você não sabe exatamente o que a empresa busca, o mais confiável é você ser do jeito que é, sem máscaras.
  4. Aprofunde a pesquisa sobre a empresa. Sim, você já deveria ter feito isso, mas, se ainda não fez, é bom não perder tempo. Segundo os especialistas, os pontos de aderência entre a cultura da empresa e seus valores serão mais cobrados na fase de dinâmica. Quanto mais aprofunda a pesquisa sobre os valores e a missão da empresa mais garantia de ter sucesso porque a interação é diferente quando a pessoa conhece a organização, pesquisar sobre a empresa é sempre muito positivo.
  5. Tenha cuidado com sua postura e com a maneira de se vestir. Ficar se mexendo na cadeira e fazer gestos bruscos vão contra o que as especialistas recomendam, é preciso ter cuidado com a postura na hora de se sentar. O dress code também é um ponto destacado. O jeito de se vestir mostra um pouco da personalidade. Por isso, prefira apresentar-se de forma mais alinhada e sem exageros.