A Companhia Siderúrgica do Pecém vem construindo sua história no Ceará baseada no cuidado com a preservação ambiental e com as comunidades da região. Nesse sentido, desde 2011 estudos, trabalhos, programas e projetos vem sendo desenvolvidos e implantados em São Gonçalo do Amarante e Caucaia.
- A CSP está instalada em uma área de 998 hectares no CIPP. Para que as obras fossem iniciadas, um amplo estudo de reconhecimento e resgate de toda fauna e flora locais foi realizado entre 2010 e 2011, para posterior processo de terraplanagem. Isso possibilitou a identificação de 43 espécies nativas e o resgate de 5023 animais.
- Atualmente, uma média de 12 mil empregados trabalham diariamente nessa fase de construção da siderúrgica. Quando estiver em operação, a CSP irá empregar diretamente 2.800 pessoas. Outras 1.200 vagas terceirizadas serão abertas e, indiretamente, o empreendimento beneficiará 12 mil pessoas da região.
- Estamos de olho no futuro! A Companhia Siderúrgica do Pecém entrará em operação no primeiro semestre de 2016, com produção anual de 3 milhões de toneladas de placas de aço. Seremos a primeira siderúrgica integrada do Nordeste, e somos, hoje, um dos maiores empreendimentos privados em construção no Brasil.